26 de abril é o dia do goleiro – o jogador mais responsável do futebol

Foi comemorado pela primeira vez nos anos setenta. Ao mesmo tempo, homens e mulheres participaram da celebração.

O portador do papel mais polêmico dentro de campo, que ao longo do jogo está à beira do salvador do time e, ao mesmo tempo, um forasteiro que pode sofrer um gol importante a qualquer momento – e esse jogador tem um dia a menos que é homenageado – 26 de abril, dia do goleiro.

O primeiro festival da história aconteceu há quase quarenta anos, por iniciativa de dois professores da escola militar do Rio de Janeiro – Raul Carlesso e Reginaldo Pontes Bielinski.

Escola militar do Rio

Raul Carlesso é um ex-treinador de goleiros que, em 1974, teve a sorte de integrar a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo. O sucesso da sua conclusão levou o treinador a marcar um dia em que todos vão homenagear os guarda-redes. Primeiro, o dia 14 de abril foi escolhido como feriado e, posteriormente, o dia 26.

A mudança de data ficou por conta do goleiro, apelidado de “Manga”, que joga pelo Internacional e é campeão brasileiro. Ele está com oitenta e seis anos e mora em uma pequena cidade do Rio, orgulhoso de sua contribuição para a história do futebol. Durante sua carreira, ele conseguiu jogar em times como Grêmio, Sporte e outros.

Manga é considerado um dos goleiros mais famosos e influentes do Brasil. A lista de semelhantes inclui também Joel, Leão, Barbosa, Dida e muitos outros.

Entre as goleiras imortalizadas na história do futebol brasileiro estão Andreia, Meg e Bárbara.